Fechar


Cadastre-se
Você está aqui:   Página Inicial   Leia mais   Dicas   Leia mais   Dez mandamentos para passar no concurso
Mais Menos RSS - Dez mandamentos para passar no concurso

Dicas

Dez mandamentos para passar no concurso

Praticar algumas técnicas no dia a dia pode encurtar o caminho para o sucesso.

Publicado em 07/07/2010 09:53:40


Por Marina Dutra

Você resolve prestar concurso público por um ou outro motivo. Na primeira tentativa não dá certo. Na segunda, também não. Na terceira, bom, é melhor esquecer. Porém, mesmo depois de inúmeras tentativas você continua com a ideia fixa de que sua hora vai chegar.

As pessoas lhe dão dicas, você não para de ler sobre técnicas, fórmulas mágicas e receitas de sucesso. No entanto, não reconhece que atitudes simples no seu dia a dia podem fazer toda a diferença para passar no concurso dos seus sonhos.

O Banco de Concursos preparou os dez mandamentos para o concurseiro seguir essa etapa com tranquilidade, foco e dedicação. Confira:

Organize seus horários e siga-os rigorosamente

Tempo planejado de estudo é o caminho mais curto para o êxito. Todo minuto é precioso no processo que antecede o concurso. Faça um cronograma do seu dia e comprometa-o com os estudos, lazer e atividades que aliviem o estresse. O importante é estudar certo e não muito. Avalie seu desempenho e estabeleça metas a serem cumpridas.

Ignore os boatos

Toda pessoa que pretende fazer concurso público deve de imediato ignorar os boatos. Essa palavra pode se manifestar de diversas formas: o fulano que comprou a vaga, a banca que não é isenta, o gabarito que vazou, o sicrano que passou sem estudar. Não dê ouvidos, se concentre, não se guie por hipóteses.

Prepare-se com antecedência

Não importa se o edital ainda não foi publicado. Estude com antecedência. Geralmente o edital é divulgado de 45 a 90 dias antes da data da realização das provas. Se possível, procure provas e editais anteriores do concurso que vai prestar. Lembre-se que as disciplinas básicas caem na maior parte dos concursos.

Estude de acordo com o edital

Edital publicado é sinal de que você deve ser guiado conforme as disciplinas e os programas contidos nele. Estude aquelas que possuem maior peso, mas não ignore as que têm peso menor.

Treine com simulados e provas anteriores

Não basta estudar muito e chegar no dia do exame sem conhecer o estilo de prova que será aplicado. O treino em diversos estilos de provas garante agilidade, conhecimento e segurança para o dia “D”. Fique atento ao tempo em que resolve todas as questões e como poderia melhorar seu desempenho.

Não arrume desculpas

Encare o desafio como algo prazeroso. Aprenda a gostar de disciplinas que não goste. Exclua do seu vocabulário as frases: “Não tenho tempo” ou “Amanhã eu estudo”. Você não precisa saber todo o conteúdo, mas é necessário se dedicar o bastante para não fazer feio.

Afaste-se de pessoas que lhe empurram “para baixo”

Não adianta se dedicar o tempo todo ao concurso se no dia a dia haverá aquelas pessoas que lhe empurram “pra baixo”, são baixo astral e não depositam confiança em você. Sua meta depende da compreensão e apoio daqueles que o rodeiam. Procure andar com pessoas que lhe deem segurança e motivação.

Lazer é necessário

Estudar 14 horas por dia não é saudável. Sua mente irá cansar e o corpo começará a pedir socorro. Descanso é necessário, assim como o lazer e uma atividade física. É possível introduzir durante o dia prazeres que lhe motivem a estudar com qualidade. Mas se você possui tantas atividades durante o dia (curso de inglês, trabalho voluntário, aulas de piano, por exemplo), sacrifique alguma delas temporariamente.

Faça revisão nas vésperas da prova

Faça resumos das disciplinas que estudou para rever na semana que antecede a prova. Se esqueceu de um assunto, leia-o de forma sintetizada. Vale também “decorar” o quarto ou escritório com um painel de resumos e com trechos importantes para memorizar.

Faça primeiro as questões mais simples na prova

Deixe para o final as questões mais trabalhosas e elaboradas e resolva primeiro as mais fáceis. Fique atento às “pegadinhas”.

Comentários

Interagir

Vagas de Hoje Nacional 4850
Vagas de Hoje Sudeste 15304
Vagas de Hoje Sul 2239
Vagas de Hoje Nordeste 6577
Vagas de Hoje Norte 1765

Twitter