Fechar


Cadastre-se
Você está aqui:   Página Inicial   Leia mais   Dicas   Leia mais   É possível conciliar trabalho, estudo e faculdade?
Mais Menos RSS - É possível conciliar trabalho, estudo e faculdade?

Dicas

É possível conciliar trabalho, estudo e faculdade?

Saiba administrar o tempo para alcançar seu objetivo.

Publicado em 07/07/2010 10:03:18


Por Marina Dutra

Maria acorda às 6h, se arruma, toma café da manhã e está pronta para enfrentar mais uma longa jornada de trabalho durante o dia. Às 12h almoça, às 13h retorna ao trabalho, às 18h sai da empresa para chegar a tempo na faculdade. Somente por volta das 22h, Maria retorna para casa. Um dia ela resolve prestar concurso público e se encontra num impasse: a falta de tempo para os estudos.

A personagem acima é fictícia, mas muitos candidatos já se depararam com situações semelhantes e horários apertados. Muitos enfrentam o dilema de ter de renunciar o sonho de obter o diploma ou de deixar o emprego. Alguns, sem condições de abandonar os dois, resolvem encarar o concurso e se desdobram no dia a dia para encontrar ânimo nos estudos.

Pensando nisso, o Banco de Concursos preparou dicas para candidatos que se encontram nessa situação. O primeiro passo é ter paciência, disciplina e força de vontade.

A melhor maneira para você conseguir conciliar estudo, trabalho e faculdade é saber quanto tempo diário tem disponível. Tente organizar um quadro das atividades que você realiza durante o dia.

Podem ser incluídos desde o tempo que gasta tomando banho ou o tempo dedicado ao almoço. Assim terá conhecimento das horas, minutos e segundos que se compromete com essas atividades.

Elabore um quadro que lhe dê a dimensão das atividades que você pode eliminar, otimizar e reduzir. Pense nas seguintes situações:

Situação I

São aquelas impossíveis de serem eliminadas e também não podem ser reduzidas: a jornada de trabalho do emprego, por exemplo.

Situação II

Não há como eliminar, mas sim otimizar o tempo de realização de cada uma. O tempo do almoço, do café da manhã, o caminho que percorre para chegar ao trabalho. Dependendo do curso na faculdade, existe possibilidade de reduzir a grade curricular e mudar os horários.

Situação III

São aquelas que você faz por opção, desde ir a uma festa ou frequentar aulas de violão ou de dança. Se pretende estudar para concurso, tente eliminá-las temporariamente ou reduzir sua carga horária.

Não se esqueça

O candidato pode se preparar para o estudo do concurso se baseando em cada uma das situações. Lembre-se, no entanto, que deixar de almoçar ou de dormir para sobrar alguns minutos não é saudável. Dê intervalos de poucos minutos entre cada atividade e também aproveite algum tempo com os amigos e com a família.

Lembre-se também do tempo que sobra nos finais de semana. Ele pode ser um grande aliado durante o processo preparatório para o concurso. Esse período depende da ajuda dos amigos e família. Se você não tem tempo para pagar a conta de luz e água, peça para alguém de confiança fazer isso por você.

Se você é o responsável pela organização da casa, como a lavagem das roupas, tente economizar seu salário e veja se ao final do mês você poderá arcar com a despesa de uma diarista. Saiba acima de tudo que o processo um dia acaba e você poderá voltar à vida normal que tinha antes.

Comentários

Interagir

Sou
Cadastrado

Cadastre-se

Esqueci a Senha

Seja o primeiro a comentar este texto










+ Dicas

26

Twitter

Veja também